Páginas

29 de mar. de 2009

Galera do 3º Ano: Dicas para escolher uma profissão!!!

Como já falei para vocês, minha esposa Daniela é psicóloga. Ela elaborou o texto abaixo de forma a ajudar aqueles que estão na dúvida sobre a profissão a seguir.
10 dicas sobre o que é preciso fazer para escolher a profissão
(Não tenha pressa, pense bem em cada item)
1- Relacione as profissões que você um dia pensou em escolher. Analise quais foram os interesses que levaram você a escolher cada uma delas.
2- Escreva quais são os fatores que mais pesam na sua escolha profissional: influência da família, mercado de trabalho, questão financeira, status, habilidade, etc. ...
3- Relacione todas as profissões que existem na sua família.
4- Escreva de um lado as atividades que lhe dão prazer e do outro as que tem que fazer por obrigação, isso vai lhe dar uma base dos seus interesses.
5- Relacione quais as profissões que você admira.
6- Escreva suas habilidades, o que você tem facilidade e gosta de executar: inglês, cálculo, computação, ciências humanas (história, geografia...), biológicas, leitura, facilidade em se comunicar, etc...
7- Procure informações sobre as diversas profissões, principalmente as que você tem menos contato, lembre-se de procurar a grade curricular dos cursos (poucas pessoas sabem, por ex., que no curso de psicologia tem aulas de estatística, fisiologia, neurofisiologia...).
8- Planeje metas do que você quer alcançar com a profissão e reflita se a área escolhida poderá lhe trazer isso.
9- Converse com profissionais da área que você escolheu para conhecer sobre a rotina de trabalho da profissão.
10- Procure conhecer mais cada profissão que lhe desperte interesse e lembre-se a decisão tomada agora não precisa ser para o resto da vida, você pode sim mudar de idéia.

Se mesmo depois destas dicas você ainda tem dúvidas, aguarde. Em breve mais informações!
Daniela Nunes da Rocha (Psicóloga)

Nenhum comentário: