Páginas

30 de nov. de 2009

A pedidos: Progressão Parcial do 3° e 4° Bimestres

- ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE ESTÃO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO (EM PROGRESSÃO PARCIAL EM HISTÓRIA DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL)

1) Elabore um texto dissertativo que determine as razões explicativas para a existência de duas superpotências no pós-Segunda Guerra Mundial: EUA e URSS.

2) Conceitue às expressões a seguir:

a) Doutrina Truman:

b) Plano Marshall:

c) Otan/Pacto de Varsóvia:

3) Desde o início do século XX diversos governantes brasileiros sonhavam em transferir a capital da República para o interior. Todavia, somente durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) tal intento foi realizado. Sendo assim responda:

a) Quais fatores estratégicos e econômicos foram levados em consideração na construção de Brasília?

b) Quais as principais consequências sociais e econômicas ocorridas devido à construção da nova capital?

4) As década de 1960/70 marcam a intensificação das lutas político-ideológicas no planeta, em especial na América Latina. Em relação ao contexto deste continente no período, responda:

a) Por que a décadas de 60-70 são consideradas como críticas para as democracias latino-americanas?

b) Explique qual foi a influência exercido pela Revolução Cubana de 1959 nos movimentos de esquerda latino-americanos.

c) Quais os interesses dos Estados Unidos em oferecer apoio financeiro, militar e político para os movimentos militares (golpistas/anti-democráticos) latino-americanos?

c) No caso específico do Brasil, quais foram os principais movimentos de resistência pacífica e armada à Ditadura Militar?


- ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE ESTÃO NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO (EM PROGRESSÃO PARCIAL EM HISTÓRIA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO)

1) Estabeleça as principais características da Roma Antiga no que se refere à organização política durante a/o:

a) Monarquia:

b) República:

c) Império:

2) Por que ao longo dos séculos I e II o Cristianismo foi considerado inimigo do Império Romano?

3) Em relação ao Império Romano do Oriente (Império Bizantino/Bizâncio) responda:

a) Por que e quando foi criado?

b) Defina em que região se localizava (se considerar necessário reproduza o mapa na folha de respostas)

c) Quais suas caracteristicas econômicas e políticas?

d) O Imperador bizantino tinha como prática constante o cesaropapismo. O que isto siginificava?

e) Por que o Império Bizantino permaneceu como instituição política importante por muito mais tempo do que o Império Romano do Ocidente?

4) Sobre o Mundo Árabe responda:

a) Antes do advento do Islamismo, como os povos árabes se organizavam politica e religiosamente?

b) Qual a importância de Maomé para o Islamismo?

c) Por que podemos afirmar que o Islamismo é uma religião sincrética (sincretismo)?

d) Determine algumas contribuições muçulmanas no campo da medicina, filosofia e astronomia.


- ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE ESTÃO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (EM PROGRESSÃO PARCIAL EM HISTÓRIA DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO)

1) Napoleão Bonaparte (1769-1821) marcou seu nome na História por diversas razões. Todavia não podemos cair no risco de considerá-lo como uma figura descolada de seu contexto histórico. Sendo assim, responda:

a) Determine as características gerais do contexto francês e europeu que contribuiram para a ascensão de Napoleão ao poder.

b) Determine as principais estratégias de Napoleão para obeter o apoio popular e militar ao longo de aproximadamente duas décadas.

c) Quais foram as principais inovações (no campo jurídico, militar, religioso, econômico, etc) estabelecidas ao longo do Período Napoleônico?

2) Na Inglaterra do século XIX, dois tipos de movimentos atuaram para combater a exploração dos trabalhadores da indústria. Caracterize-os, diferenciando suas ações e objetivos.

3) Descreva os princípios, os principais eventos e as consequências das chamadas Revoluções Liberais ocorridas nas Europa ao longo do século XIX.

4) Caracterize as seguintes correntes ideológicas do movimento operário surgidas no século XIX:

a) socialismo utópico:

b) socialismo científico ou marxismo:

c) anarquismo:

d) social-democracia:


- ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE CONCLUIRAM O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E QUE ESTÃO (EM PROGRESSÃO PARCIAL EM HISTÓRIA)

1) Elabore um texto dissertativo que determine as razões explicativas para a existência de duas superpotências no pós-Segunda Guerra Mundial: EUA e URSS.

2) Conceitue às expressões a seguir:

a) Doutrina Truman:

b) Plano Marshall:

c) Otan/Pacto de Varsóvia:

3) Desde o início do século XX diversos governantes brasileiros sonhavam em transferir a capital da República para o interior. Todavia, somente durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) tal intento foi realizado. Sendo assim responda:

a) Quais fatores estratégicos e econômicos foram levados em consideração na construção de Brasília?

b) Quais as principais consequências sociais e econômicas ocorridas devido à construção da nova capital?

4) As década de 1960/70 marcam a intensificação das lutas político-ideológicas no planeta, em especial na América Latina. Em relação ao contexto deste continente no período, responda:

a) Por que a décadas de 60-70 são consideradas como críticas para as democracias latino-americanas?

b) Explique qual foi a influência exercido pela Revolução Cubana de 1959 nos movimentos de esquerda latino-americanos.

c) Quais os interesses dos Estados Unidos em oferecer apoio financeiro, militar e político para os movimentos militares (golpistas/anti-democráticos) latino-americanos?

c) No caso específico do Brasil, quais foram os principais movimentos de resistência pacífica e armada à Ditadura Militar?

Nenhum comentário: