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21 de jun de 2009

Questões DAC -3º Ensino Médio - Turma C

Pessoal, aqui vão as questões dos textos. Desculpe o atraso no envio, estou com problemas sérios no PC. Devido o atraso, vcs poderão entregar as questões no dia da aula, quarta-feira (24/06/2009).

Questões – Texto: Trem, Barco ou caminhão? (p. 146-149)

Questão 1

Observe o mapa das principais redes de transporte no Brasil, identifique e justifique historicamente a região brasileira com a maior concentração de linha ferroviárias.

Questão 2

Analise comparativamente as possíveis alterações da matriz de transporte brasileira de 2005 para 2025 e identifique os tipos de produto que serão beneficiados com essa alteração. Indique quais setores econômicos também serão beneficiados em cada um dos tipos de transporte destacados no gráfico.

Questão 3

(UFPR-2006) Sobre o transporte ferroviário, é correto afirmar:

a) A ferrovia não é economicamente vantajosa para os países de pequenas dimensões por ser um transporte de alta capacidade, mas cumpre um papel de grande importância para países continentais, como o Brasil.

b) No Brasil, a construção de ferrovias só foi intensa durante as décadas de 1930 a 1950, devido à oferta de carvão mineral no mercado interno ser maior do que o petróleo.

c) O pioneirismo do Brasil na expansão ferroviária se deveu ao fato de que os grandes rios do país atravessam áreas de planalto, sendo, portanto, pouco navegáveis.

d) O Brasil foi um dos países pioneiros na construção de ferrovias, mas hoje sua malha ferroviária é pequena em relação às dimensões do território nacional e poucas de suas linhas são eletrificadas.

e) O transporte ferroviário entrou em declínio na Europa porque os oleodutos, gasodutos e minerodutos se mostraram mais econômicos ao transporte de cargas a longas distâncias.

Questão 4

(ESPM-2007) Observe a matéria:

“Rodovia interoceânica vai incrementar exportações sul-americanas”

As obras da rodovia interôceanica, iniciadas este mês, irão permitir a ligação do oceano Atlântico ao Pacífico. Um dos principais empreendimentos para a integração da infra-estrutura sul-americana, a rodovia vai facilitar o escoamento da produção (...) e reduzir os custos de transporte de mercadorias, algumas provenientes de regiões de difícil acesso. Ao incrementar principalmente as exportações de países da América do Sul, a rodovia permitirá maior crescimento econômico dessas nações (...)

Fonte: Secretaria Geral da Presidência da República, 19 de setembro de 2005.

O projeto de criação da rodovia, mencionada no texto, foi amplamente discutido na mídia nacional. A rodovia envolve os seguintes países vizinhos e região brasileira:

a) Argentina e Paraguai e a porção boreal do Brasil.

b) Bolívia e Peru e a porção setentrional do Brasil.

c) Bolívia e Uruguai e a porção central do Brasil.

d) Equador e Peru e a porção austral do Brasil.

e) Argentina e Uruguai e a porção meridional do Brasil.

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