Questões – Texto: Trem, Barco ou caminhão? (p. 146-149)
Questão 1
Observe o mapa das principais redes de transporte no Brasil, identifique e justifique historicamente a região brasileira com a maior concentração de linha ferroviárias.
Questão 2
Analise comparativamente as possíveis alterações da matriz de transporte brasileira de 2005 para 2025 e identifique os tipos de produto que serão beneficiados com essa alteração. Indique quais setores econômicos também serão beneficiados em cada um dos tipos de transporte destacados no gráfico.
Questão 3
(UFPR-2006) Sobre o transporte ferroviário, é correto afirmar:
a) A ferrovia não é economicamente vantajosa para os países de pequenas dimensões por ser um transporte de alta capacidade, mas cumpre um papel de grande importância para países continentais, como o Brasil.
b) No Brasil, a construção de ferrovias só foi intensa durante as décadas de
c) O pioneirismo do Brasil na expansão ferroviária se deveu ao fato de que os grandes rios do país atravessam áreas de planalto, sendo, portanto, pouco navegáveis.
d) O Brasil foi um dos países pioneiros na construção de ferrovias, mas hoje sua malha ferroviária é pequena em relação às dimensões do território nacional e poucas de suas linhas são eletrificadas.
e) O transporte ferroviário entrou em declínio na Europa porque os oleodutos, gasodutos e minerodutos se mostraram mais econômicos ao transporte de cargas a longas distâncias.
Questão 4
(ESPM-2007) Observe a matéria:
“Rodovia interoceânica vai incrementar exportações sul-americanas”
As obras da rodovia interôceanica, iniciadas este mês, irão permitir a ligação do oceano Atlântico ao Pacífico. Um dos principais empreendimentos para a integração da infra-estrutura sul-americana, a rodovia vai facilitar o escoamento da produção (...) e reduzir os custos de transporte de mercadorias, algumas provenientes de regiões de difícil acesso. Ao incrementar principalmente as exportações de países da América do Sul, a rodovia permitirá maior crescimento econômico dessas nações (...)
Fonte: Secretaria Geral da Presidência da República, 19 de setembro de 2005.
O projeto de criação da rodovia, mencionada no texto, foi amplamente discutido na mídia nacional. A rodovia envolve os seguintes países vizinhos e região brasileira:
a) Argentina e Paraguai e a porção boreal do Brasil.
b) Bolívia e Peru e a porção setentrional do Brasil.
c) Bolívia e Uruguai e a porção central do Brasil.
d) Equador e Peru e a porção austral do Brasil.
e) Argentina e Uruguai e a porção meridional do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário