Páginas

20 de mai. de 2009

PROGRESSÃO PARCIAL EM HISTÓRIA - alunos que cursam o 1º Ano do Ensino Médio deverão fazer estas atividades:

ATIVIDADE 1
Ao longo das décadas de 1920 e 1930 o sistema democrático liberal foi visto por muitos grupos políticos e sociais como falido e em vias de desaparecimento. Além da propostas socialistas, muitos procuraram solucionar os graves problemas de então apoiando movimentos de extrema-direita, denominados nazifascistas. Sendo assim responda:
a) Em quais países europeus os nazifascitas conquistaram o poder?
b) Quais suas principais propostas políticas e econômicas?
c) Qual a importância das teorias racistas para o crescimento e consolidação do nazismo?
ATIVIDADE 2
Defina qual o papel da superprodução de mercadorias e da especulação no mercado financeiro na chamada Crise de 1929, a maior crise do do sistema capitalista no século XX.
ATIVIDADE 3
Determine as principais razões para a eclosão (início) da II Guerra Mundial, bem como os interesses políticos e econômicos das principais potências envolvidas no conflito.
ATIVIDADE 4
“A ‘Revolução de 30’ preparou o terreno para o advento de uma nova cultura política, que se definiu a partir de um redimensionamento do conceito de democracia, norteada por uma concepção particular de representação política e de cidadania; a revisão do papel do Estado se complementa com a proposta inovadora do papel do líder na integração das massas e a representação de uma nova forma de identidade nacional.” (CAPELATO, 2007).
Sobre o texto acima e o Período Vargas, responda: Quais medidas adotadas no período evidenciam o papel de Vargas como “líder na integração das massas”?

Nenhum comentário: