Páginas

14 de out de 2009

EQUIPE ANITA GARIBALDI: abaixo as dicas de todas as questões (41-59) da 4a Fase da Olimpíada de História!!!! AVANTE!!!!!!

Anita Garibaldi

EQUIPE ANITA GARIBALDI: AÍ ESTÃO AS DICAS DAS QUESTÕES 41 ATÉ 59.
Questão 41
Atenção no enunciado, nas alternativas. Visualizar os dois documentos. Ler com atenção ambos. Quais as características do período em questão? Quem governava o Brasil? Quais os problemas discutidos pela elite nesta época? Qual a relação do IHGB com este contexto? Qual a relação entre o IHGB e Varnhagen? E qual a importância deste para a historiografia brasileira?

Questão 42
Questão interessante. Atenção ao enunciado. Visualize as duas imagens. É fundamental analisá-las em tamanho maior. Veja cada uma em suas especificidades. Veja os tipos sociais presentes em cada uma. O que significam? O que cada autor procurava ressaltar? Érica: não se esqueça que analisamos este quadro há poucas semanas.

Questão 43
Atenção ao enunciado. Atenção às palavras-chave, origem, ano de produção. Visualizar: veja o documento. Se considerar necessário leia o documento inteiro (documentos relacionados). Quem é o autor? Quais as características de suas ações políticas? Que constituições são citadas? Quais suas características? O que teriam de características ruins, segundo o autor? Atenção às alternativas!!!
Questão 44
Atenção ao enunciado e alternativas. Visualizar documento: atenção às palavras-chave, data, tipo de documento, etc. Ler e interpretar o texto. Se considerar necessário procure informações adicionais sobre LUZIA (livros didáticos, internet). Principal: qual o impacto da descoberta de Luiza nos estudos arqueológicos na América?

Questão 45
Atenção ao enunciado e alternativas. Cuidado com falsas obviedades. Visualizar: ler com extrema atenção ao documento (de que tipo é?). Quem é a pessoa que concede a entrevista? (procure informações: digite seu nome no Google e vá ao site do currículo lattes). Quais as características políticas gerais do Brasil no pós-1930? Como entender o que a entrevistada afirma ao conhecermos estas características gerais?

Questão 46
Até o momento a questão mais complexa da fase. Você tem que mobilizar diversos conhecimentos. Acho melhor vcs imprimirem o documento (que tipo de documento é?) e lerem elaborando uma ficha de leitura. Numa primeira leitura (geral) separem as palavras e demais termos que vcs desconhecem e procurem no dicionário, enciclopédia, etc. façam uma segunda leitura já sabendo os significados e elaborem a ficha (sigam todos os passos que eu indiquei nas aulas, pode parecer redundante, mas muitas vezes ajuda). Como é o movimento operário no Brasil durante o período citado? Procurem fontes de informação. O texto cita a palavra historiografia. O que é isto? Procurem informações adicionais. Leiam as alternativas com muito cuidado. Vcs são capazes de responder corretamente esta questão, mas exige muito cuidado e atenção.

Questão 47
Atenção ao enunciado e as alternativas. Érica: vc estava presente quando tivemos aula sobre a guerra do Paraguai? Caso a resposta for positiva: pegue seu caderno e seu livro de História, veja a aula sobre a dita guerra. Vc copiou o esquema que eu coloquei na lousa? É meio caminho andado pra responder a questão. Visualizar o documento: leiam com atenção o trecho (que tipo de documento é?). Quem é o autor? (isso é importante). Várias questões são relacionadas à historiografia, vcs têm que ter claro o que significa isto para responder corretamente.

Questão 48
Leia o enunciado, o glossário e as alternativas com atenção. Esqueça seus preconceitos e juízos de valor. Visualizar: leia o texto com atenção e responda às questões a partir do que foi solicitado no enunciado.
Questão 49
Ainda trata das práticas culturais. Leiam o documento novamente e tentem localizar o que o enunciado solicita. Leiam com extrema atenção às alternativas, não caiam na armadilha de responder de acordo com seus valores.

Questão 50
Atenção ao que se solicita no enunciado e o que é afirmado nas alternativas. Visualizar: atenção ao tipo de documento, data, origem. Analisem o texto com cuidado e comparem ao que se afirma na alternativa.

Questão 51
Trata do mesmo documento da questão 50. Cuidado com “obviedades”. O bom historiador tem extremo cuidado com suas fontes.

Questão 52
Leiam as alternativas com atenção. Visualizar e ler todos os documentos. Tentem criar uma relação entre eles. A dica mais importante é: pesquisem sobre os viajantes. Atenção aos período s citados nos documentos e alternativas.

Questão 53
A interpretação e reflexão sobre o que se discute no documento é fundamental. Que tipo de documento é este? Talvez a leitura do artigo indicado seja importante. Dica fundamental: até que ponto a História é movimentada apenas por ações/reações individuais?

Questão 54
Ainda sobre o mesmo trecho. Releiam o documento, a questão não é a mesma!!!!. Talvez o artigo indicado seja útil.

Questão 55
Atenção ao solicitado no enunciado, afirmado nas alternativas. Lembrar dos diferentes graus de complexidade das alternativas.

Questão 56
Ler com atenção ao enunciado. Visualizar: ver origem, sugestão de leitura, data. Analisar o trecho do texto ( de que tipo/gênero é?). Leiam a primeira vez de forma geral, separando termos e palavras desconhecidas (procurem no dicionário, enciclopédia, etc). Leiam pela segunda vez já com o domínio dos significados destas palavras. Leiam pela terceira relacionando com as alternativas. Não se esqueçam do grau de complexidade das alternativas.

Questão 57
Trecho muito interessante (trecho de qual gênero?). Visualizar, atenção às informações sobre autor, data, etc. O fundamental é ler atentamente o documento e relacionar com as alternativas.

Questão 58
Atenção ao enunciado, ao afirmado nas alternativas e em suas diferentes complexidades. Visualizar: atenção ao tipo de documento em questão, autor, às palavras-chave. Reparar se conhecem todas as palavras e termos citados no texto. Atenção na interpretação.

Questão 59
Muito cuidado com esta questão. Talvez seja a que deixe mais claro o que afirmei várias vezes: complexidade da alternativas, a exigência de diferentes habilidades e competências dos estudantes. Visualizar os dois documentos (a que gêneros pertencem? São iguais?) E as datas de produção? E ao período a que se referem? O que nos levam a concluir? O que o enunciado solicita?

Nenhum comentário: