Páginas

14 de ago. de 2008

Alunos da Rede Estadual terão desconto de 76% na taxa de incrição do Vestibular da UNESP

Olha aí pessoal!!!
Fonte: Secretaria Estadual de Educação (www.educacao.sp.gov.br)

Quinta - feira, 14 de Agosto de 2008 11h00
Alunos da rede estadual terão desconto de 76% na inscrição para vestibular da Unesp
Secretaria de Estado da Educação e Vunesp fecham parceria que beneficiará vestibulandos do Ensino Médio
A Secretaria de Estado da Educação e a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp) acabam de fechar parceria que beneficiará cerca de 385 mil estudantes de Ensino Médio da rede estadual de escolas. A partir deste ano todos os alunos de 3º ano do Ensino Médio estadual terão desconto de 76% na inscrição para o vestibular da Unesp.
Com taxa definida em R$ 105, o vestibular da Unesp passará a custar R$ 25 para os alunos do último ano do Ensino Médio do Estado. Além de alunos do ensino regular, quem cursa Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderá ter o desconto. As inscrições para o vestibular da Unesp acontecerão de 22 de setembro a 10 de outubro.
O objetivo da parceria é ampliar a participação de alunos oriundos da rede estadual no processo seletivo da Unesp, ampliando o Programa para a Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade.
Além do desconto na inscrição, a parceria garantirá que os 12 alunosda rede estadual mais bem colocados no vestibular receberão bolsas no valor de um salário mínimo mensal, por todo o curso.
"É uma parceria que beneficiará diretamente os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. É um grande desconto. Além disso, os melhores terão bolsas", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Até hoje Vunesp e Secretaria mantinham parceria para desconto na inscrição, mas destinada a apenas os dois melhores de cada classe nas escolas estaduais. Agora o programa fica disponível para todos do 3º ano.
Parceria c om a USP
A Secretaria de Estado da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) estão com inscrições abertas, até 22 de agosto, para estudantes de escolas estaduais que desejam participar do Programa Avaliação Seriada (Pasusp). Os alunos podem se inscrever diretamente em suas escolas.
A avaliação dos alunos será aplicada em 19 de outubro pela Fuvest, em escolas estaduais de cinco regiões da capital e 44 cidades do Estado. O resultado pode ser revertido em bônus adicional de até 3% na nota da primeira e da segunda fase do vestibular da Fuvest.
Direcionada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio que tenham cursado o 1º e o 2º ano em escolas estaduais, a prova será baseada nas propostas curriculares da Secretaria. Terá 50 questões objetivas de múltipla escolha.
As notas no Pasusp poderão ser utilizadas no vestibular Fuvest 2009 e no vestibular do Fuvest 2010. Além da possibilidade de 3% de bônus adicional pelo programa de avaliação, o estudante poderá conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação da 1ª e 2ª fases do vestibular por meio de outras alternativas, determinadas pela USP. Uma delas é o Bônus Universal , pelo qual o aluno que realizou integralmente o Ensino Médio em escolas publicas públicas tem direito a bônus de 3% sobre a nota do vestibular. Há ainda o Bônus Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio), que garante até 9% a mais na nota obtida, ao estudante de escola pública com bom desempenho no Enem.

Nenhum comentário: