Páginas

20 de mai. de 2009

PROGRESSÃO PARCIAL EM HISTÓRIA - alunos que cursam 2º Ano do Ensino Médio deverão fazer estas atividades:

-ATIVIDADE 1
Na Grécia Antiga, cada polis detinha seu deus patrono, exército, moeda, sistema de justiça e tipo de governo. Sendo assim, compare o regime político democrátrico ateniense e o regime político aristocrático espartano.
- ATIVIDADE 2
Com base na citação a seguir, sobre as democracias contemporâneas, desenvolva um paralelo (comparação) com a democracia ateniense.
“Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis. É também, participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranquila. Exercer a cidania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.” (PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs). História da cidadania. 4ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Cntexto, 2008. P.9)
ATIVIDADE 3
A democracia grega antiga é um regime em que todos os cidadãos exercem um papel importante, se têm acesso às assembléias. O problema que se coloca é: quem é cidadão na pólis grega? A se considerar o modelo estudado, da democracia ateniense, poucos são os cidadãos. A partir dessa constatação e à luz dos estudos realizados, desenvolva um texto sobre “Os limites da democracia ateniense”. (mínimo: 30 linhas).
ATIVIDADE 4
Pode-se afirmar que escravos, mulheres e estrangeiros estavam excluídos do regime democrátcio ateniense e que esta exclusão pode ser entendida como um de seus limites. O que você pensa a esse respeito? Nas sociedades contemporâneas experimentamos alguma forma de exclusão de grupos dos regimes democráticos? Quais? Elabore um texto argumentativo (mínimo de 30 linhas) sobre tal questão.

Nenhum comentário: