Páginas

12 de fev. de 2010

Conjuntura...

Ontem Arruda foi preso. Primeiro governador encarcerado em nossa História republicana!!! Muito mais do que fazermos conjecturas do tipo "Será que agora a corrupção acaba?" devemos analisar a conjuntura nacional de olho nas eleições majoritárias de 2010, sobretudo a presidencial. TV e internet servem de base paa estas humildades especulações:
Desde 2007 Lula definiu Dilma como canditada. O PSDB tinha Serra como seu desde 2003 (Alckmin era apenas balão solto, visto o medo de Serra perder a segunda para a esquerda). Embora algumas peças tenham sido movimentadas em 2008, nada de grande importância.
Serra indicava que seu vice poderia ser Arruda, continuando uma aliança de "Direita puro-sangue" vinda desde 1994.
Todavia, Aécio se coloca em 2009 como o "Pós-Lula" (uma postura que visava unir setores à direita e esquerda). Racha: PSDB paulista contra os outros PSDBs.
Em novembro/dezembro estoura o escândalo Mensalão do DEM (partido que se colocava como paladino da ética, justiça e cuidado com o dinheiro público). Quebra-se uma perna da candidatura Serra à presidência. Num primeiro momento o PIG (na TV, na net e no papel) cobrem de forma interessante o caso. Aos poucos tentam diminuir o impacto, visto os riscos de envovimento de outras importantes figuras do jogo político nacional.
Também em dezembro, outro lance fundamental: Aécio Neves desiste de sua canditadura e declara que seu interesse passa ser a continuidade do trabalho em Minas Gerais.
Os grandes comerciantes da notícia (negócio de poucas famílias, oligárquico) rapidamente interpretam que Serra saíra fortalecido, visto não mais existir rival dentro do tucanato.
Janeiro é normalmente um mês morto: férias, audiência (TV, net, jornais, rádio, revistas) diminui.
Fevereiro começa quente!!!
PIG começa a veicular entendimentos entre Serra e Aécio . Por outro lado, crescem rumores de que o governador paulista pode nem disputar o pleito, visto o crescimento de Dilma nas pesquisas e a enorme (histórica!!!!) popularidade de Lula. (PIG rebate ao interpretar as eleições chilenas como prova de que a tranferência de votos é quese impossível).
Nesta altura, o caso do MENSALÃO DO DEM havia esfriado. Daí surgem novas imagens e denúncias que acabariam por colocar Arruda na cadeia (PF libera as cenas? Para quem? Qual o interesse?)
Hoje a situação é essa:
1) PSDB está perdido. Com um possível candidato com medo e na defensiva.
2) O DEM-PFL-ARENA-UDN caminha para o fim político: perdeu seu único governo estadual e a prefeitura de SP... Sem comentários!!!
2) O PMDB parece que fechou com a esquerda (vejam a última convenção), pelo menos para presidente.
3) Aécio (Plano B do PSDB?) não sabe se vai disputar para o Senado, será vice de Serra, ou se substitui o Serra se este pipocar na candidatura presidencial.
4) A virtual candidatura para governador de José de Alencar deixa Aécio numa situação desconfortável, pois ameaça seu bloco político em Minas.
5) Com Zé Alencar, Dilma terá um palanque forte em Minas, segundo colégio eleitoral do país.
3) Dilma já é vista com medo entre a Direita-PIG.
A única conclusão: Lula é um gênio político....

Nenhum comentário: